Dica de mestre – alterando o funcionamento do jogo |
As regras criadas exclusivamente para sua partida são chamadas de ‘regras da casa’. Considerando a criatividade dos jogadores, praticamente todas as campanhas desenvolvem regras internas. A habilidade de alterar a mecânica do jogo conforme sua vontade é um aspecto fundamental aos jogos de RPG, pois proporciona diretrizes para o Mestre e seus jogadores criarem uma campanha.
Leia atentamente essas explicações e considere as consequências das mudanças efetuadas. Considere as seguintes perguntas quando quiser alterar uma regra;
- Por que eu estou mudando essa regra?
- Estou realmente certo do funcionamento da regra que estou querendo alterar?
- Considerei a razão da existência da regra originalmente?
- Como a mudança vai se refletir nas outras regras e situações?
- A mudança vai beneficiar alguma classe, raça, perícia ou talento mais do que outra?
- Em geral, essa mudança vai agradar aos jogadores? (Se a resposta for “Sim”, assegure-se de que a mudança não vai causar desequilíbrios. Se for “não”, certifique-se de que vale a pena). Geralmente, os participantes gostam de ajudar a reformular as regras. Isso é bom, pois o jogo visa o divertimento de todos e os jogadores criativos podem auxiliar a aperfeiçoar a mecânica. Seja receptivo às suas preocupações sobre os mecanismos do sistema, mas ao mesmo tempo esteja alerta com as tentativas (intencionais ou não) de alterar as regras em benefício próprio.
O sistema D&D é flexível, mas também foi elaborado para ser um conjunto de regras equilibrado, os jogadores sempre desejarão que as regras funcionem a seu favor, mas se não houver nenhum desafio para os personagens, o jogo se tornará chato.
Para mais informações, visite: https://ift.tt/3lJl3FR